Imagem do painel do veículo e pessoa ao volante

Telemática por vídeo: O que é e como funciona?

Última atualização de 5 de outubro de 2022 em Telemática por Geotab Team |  3 minutos de leitura


Saiba como a telemática por vídeo pode mudar a maneira como sua empresa opera informações e dados antes e depois dos eventos.

Antes considerada uma mercadoria ou até mesmo um passivo em potencial, as câmeras dos veículos estão se tornando mais importantes parana sua frota. Estamos vendo uma evolução das câmeras de traço normais para a telemática por vídeo. 

 

Há duas vantagens principais com a telemática por vídeo em relação a uma câmera típica de painel. A primeira vantagem é que os gerentes podem usar a telemática por vídeo para identificar e modificar um comportamento de condução arriscado. O segundo benefício dessa tecnologia é que os gerentes podem receber evidências de vídeo em tempo hábil de incidentes críticos, chamados de "primeira notificação de perda (FNOL)" pelas seguradoras.

O que é telemática por vídeo?

A telemática por vídeo é uma tecnologia que integra câmeras e análises ao rastreamento de frota. As empresas podem usar a telemática de vídeo como uma ferramenta para registrar evidências de colisão, gerenciamento de risco do motorista ou segurança.

O que é uma câmera de telemática?

Uma câmera de telemática refere-se à parte do hardware da solução. Para obter o máximo valor, procure uma câmera compacta de alta resolução com uma generosa capacidade de armazenamento, vários modos de gravação e GPS/GLONASS. Outros recursos úteis de câmera telemática de vídeo incluem um microfone interno, conectividade Wi-Fi e transmissão de dados 4G/LTE.

Como funciona a telemática por vídeo

A telemática por vídeo combina dados do veículo e dados de direção para fornecer mais contexto em torno de qualquer filmagem de incidente, enquanto transmite a evidência de vídeo em tempo real por meio de uma rede celular.

Várias opções de câmera estão disponíveis, incluindo: 

  • Somente direcionada para a estrada
  • Direcionada para a estrada e para o motorista
  • Várias câmeras (total de 4 câmeras dentro e/ou fora do veículo). 

A solução SmartWitness inlcui um sensor inteligente de força g, GPS, gravação de vídeo HD, microfone e LTE integrado.

Os usuários do MyGeotab podem visualizar facilmente seus dados de telemática por vídeo diretamente ndo aplicativo de software. Ter todos os dados da frota em um só lugar facilita a análise e a ação com base nas informações.  

Arquivo de imagem original aqui: https://drive.google.com/file/d/1zyvL-nArorAUj69CGeHpQQbPq1sAKG93/view?usp=sharing

 

Visualização da viagem: Revise as viagens da frota e extraia o vídeo capturado de qualquer ponto ao longo da viagem no MyGeotab.

Quantas pessoas usam telemática por vídeo?

Na América do Norte e na Europa, o número de empresas que usam sistemas de telemática por vídeo está crescendo ano após ano, com unidades instaladas atingindo milhões.

Benefícios da telemática por vídeo

No caso de uma colisão, a telemática por vídeo pode ajudar a fornecer as respostas para quem, o que, onde, quando e por quê. A tecnologia telemática desempenha um papel importante na melhoria da segurança dos motoristas e outras pessoas na estrada. De acordo com a Federal Carrier Safety Administration, havia mais de 4.800 acidentes fatais envolvendo caminhões e ônibus de grande porte aconteceram em 2017, um número maior em relação ao ano anterior.

Aqui estão outros benefícios da telemática por vídeo:

  • Notificação imediata de incidentes — gerencie a direção das reivindicações por meio de interceptação antecipada 
  • Acesso remoto a imagens de vídeo — acesso instantâneo quando necessário pelo departamento de reclamações 
  • Rastreamento e monitoramento de veículos — as métricas de velocidade e comportamento e se o veículo estava na área do incidente no momento

Qual o futuro da que há de novo na telemática por vídeo?

Enquanto o setor corre para adicionar mais recursos ao dispositivo usando inteligência artificial, a corrida real para acompanharssistir será o que acontece fora do dispositivo. 

 

As câmeras em si são limitadas pelo poder de processamento que pode ser inserido no dispositivo sem afetar seu tamanho ou custo. O dispositivo sempre terá limitações porque é hardware. Mas a IA baseada em nuvem é quase infinita em termos de possibilidades. A IA baseada em nuvem permitirá recursos preditivos e prescritivos relacionados ao comportamento de direção.

Conclusão

Os benefícios crescentes da telemática incluem custos operacionais mais baixos, um aumento na eficiência de combustível e produtividade. A telemática por vídeo especificamente está ajudando as empresas a melhorar a operação das frotas ao, fornecerndo maior visibilidade para ajudar a aumentar a segurança. 

Sobre a SmartWitness

A SmartWitness é líder mundial no projeto, na fabricação e na distribuição de câmeras, gravadores e software para veículos. Nossos equipamentos de veículos líderes de mercado e acesso à API produziram resultados excepcionais para nossos clientes e soluções que, inegavelmente, redefinem a forma de analisar os riscos dos veículos. 

 

O SmartWitness GoCam+ captura vídeo e áudio de alta resolução dentro e fora do veículo, fornecendo uma visão dos eventos em até 360°. Os gerentes de frota podem assistir a uma reprodução ao vivo, ver informações de viagens e mapas e compartilhar um link da web para eventos específicos, conforme necessário.

 

Para obter mais detalhes, acesse SmartWitness no Marketplace da Geotab e clique que em “Request Info” (solicitar informações).


Se você gostou deste post, fale para nós!


Aviso Legal

As postagens do blog da Geotab visam fornecer informações e incentivar a discussão sobre tópicos de interesse para a comunidade de telemática em geral. A Geotab não está fornecendo consultoria técnica, profissional ou jurídica por meio destas postagens do blog. Embora todos os esforços tenham sido feitos para garantir que as postagens neste blog sejam oportunas e precisas, erros e omissões poderão ocorrer, e as informações aqui apresentadas poderão ficar desatualizadas com o passar do tempo.

Fique por dentro das novidades do setor e dicas da Geotab

Inscreva-se para receber nosso conteúdo mensal com dicas sobre gerenciamento de frotas e novidades do setor. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

Outros posts que você talvez goste

Veículos passando em alta velocidade

Telemetria veicular e o caminho para a evolução da gestão de frotas

Como a telemetria para frotas evoluiu até a telemática, tornando o transporte de cargas mais eficiente e seguro

14 de fevereiro de 2023

blue truck image

O que é telemetria? Entenda o que é e a sua diferença em relação à telemática

Telemática ou telemetria veicular: qual a diferença?

9 de setembro de 2022

van-com-relatórios

Conheça o diferencial da Geotab

Descubra porque a solução telemática da Geotab é superior

16 de março de 2022

A woman looking at her computer screen which has MyGeotab

Compreendendo a telemática dos OEMs

Os OEMs estão mais do que nunca integrando a telemática em seus veículos.

13 de outubro de 2021